TECNOLOGIA: Android 4.1 Jelly Bean e a Google I/O

Tags: , ,



Hoje o Google abriu o Google I/O com uma novidade já esperada, uma nova versão do seu S.O. mobile, Android 4.1 Jelly Bean (jujuba). Muito mais rápido, novas notificações, Google Now, e outros itens de perfumaria.





O Android mais rápido
O Google introduziu o Project Butter(Projeto Manteiga) que foi criado para tornar o sistema mais suava (assim como a manteiga).
O Android agora conta com um temporizador vertical(vsync) prolongado e um buffer triplo para a renderização gráfica, além do aumento da taxa de atualização da tela para 60 FPS , criando assim um uso muito mais suave do sistema. O Google também afirma que o Project Butter é capaz de prever as ações e assim garantir não haver nenhum atraso na interação.


(Android 4.1 comparado ao seu antecessor em uma câmera de alta velocidade)
Melhorias na home screem
A home screen foi modificada para ajudar o usuário a manter as coisas organizadas. Agora você pode mover widgets para telas praticamente lotadas que o sistema ira reorganizar os ícones e redimensionar o widget para o conteúdo caber na tela. Lembra muito a reorganização da interface metro no Windows 8 porem sem as tiles.
 Google Now

Com o novo serviço o Google revela que sabe tudo sobre você, o serviço usa os dados do usuário para fazer recomendações de ações para ele. Se você irá voltar do trabalho o Google Now pode te recomendar uma rota alternativa pois a que você geralmente usa está congestionada. Ao pisar em uma plataforma de metro ele ira te informar quando o próximo trem passara, ao andar na rua irá recomendar restaurantes e até pratos do mesmo baseado nos dados que tem sobre você medo.

O google Now pode ser acessado diretamente da look screen ou com o gesto de slide up a partir do botão home.


Fale com o celular
Na versão 4.0 o Google melhorou a digitação por voz tornando-a em tempo real (enquanto você fala ele digita), porem isso requeria conexão de dados para acontecer, agora o google embutiu seu algoritmo de voz no Android e quando você estiver sem conexão ou em uma lenta ele ira usar o próprio aplicativo para digitar. Como sempre estará disponível apenas em EUA mas com o tempo terá suporte a outros idiomas.



O assistente por voz (siri) também foi apresentado. Você usara o mesmo widget de busca como antes, a diferença é que agora ele entende perguntas e como respostas ele traz dados do knowledge graph (disponível no google web) que podem ser dispensados com um swipe lateral para exibir o conteúdo da busca.

Teclado 
O do Android 4.0 (ice cream sandwich) já era muito melhor que o de suas versões anteriores, mas agora o Jelly Bean passa a incorporar previsões de palavras (assim como no swiftkey) tornando a digitação muito mais ágil.


Camera
O novo aplicativo de camera permite ao usuário facilmente rever as fotos tiradas. Com um simples gesto, swipe da direita para a esquerda, você acessa suas ultimas fotos tiradas, com um gesto de pinça se visualiza melhor as várias fotos (e a câmera em tempo real). Em uma foto o usuário pode dar um swipe up e deletar a foto facilmente (o desfazer aparece no lugar)







Notificações

O agora notificações expandem para apresentam muito mais conteúdo além de serem interativas (lembrando muito widgets). Agora a 1a notificação aparece expandida mostrando muito mais conteúdo(como em um e-mail) e opções de interação (como um +1 e compartilhar). As notificações podem ser expandidas com um slide de 2 dedos para baixo.



Android Beam
O Android Beam foi algo inovador, e agora na no 4.1 tira proveito não só do NFC e WiFi Direct mas também do bluetooth, permitindo compartilhar arquivos (lembra o S Beam).


Quando chega?
Bem, se você for um sortudo dono de um galaxy nexus, nexus s ou Motorola Xoom, o update estará disponível via OTA(over the air) na metade de julho, junto com seu código fonte.
Os desenvolvedores já podem botar a mão na nova SDK e começar a desenvolver com todas essas novidades. Para nos meros mortais que dependemos dos fabricantes a espera provavelmente sera longa (principalmente pros que esperam o update do 4.0)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Contador de Acessos